Minas Gerais é conhecida por ser guardiã do patrimônio histórico-cultural brasileiro, particularmente exemplificado em suas cidades históricas. O Estado contém cerca de 60% do patrimônio histórico brasileiro. O Inhotim foi eleito pela Trip Advisor um dos 20 melhores museus do mundo. Recentemente, a Unesco deu parecer favorável à elevação do conjunto arquitetônico da Pampulha à condição de Patrimônio da Humanidade
Minas Gerais possui um índice de desenvolvimento humano considerado alto de acordo com as delimitações estabelecidas no Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil. Belo Horizonte é atualmente considerada pela Delta Economics & Finance a melhor capital do Brasil para se viver. Extrema, no sul do estado, foi considerada em estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) a cidade mais desenvolvida do Brasil.
Minas Gerais é destaque em sustentabilidade. A capital do estado, Belo Horizonte, foi eleita pelo segundo ano consecutivo a Capital brasileira da Hora do Planeta, ocupando papel de destaque no que se refere ao reaproveitamento de energia solar. Belo Horizonte também é a principal smart city brasileira que se preocupa com o meio ambiente, segundo o ranking connected Smart Cities, desenvolvido pela Urban Systems.