O Governo do estado incentiva a inovação por meio de seus projetos de estímulo à criatividade e empreendedorismo. A SEDE congrega a Trilha Mineira da Inovação (TMI), que é uma iniciativa estratégica do ecossistema de inovação de Minas Gerais, que envolve as principais instituições do Estado. A TMI orienta o usuário a encontrar a solução mais adequada à sua demanda em um momento específico, conectando-o com as ações dos diversos parceiros.
Minas Gerais possui 14 universidades públicas, sendo que três delas estão entre as dez melhores do Brasil. O estado se destaca nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Design, Sistemas de Informação, Farmácia e Engenharias, que ocupam as primeiras posições nos rankings nacionais de educação. Além disso, o estado sedia a melhor escola de negócios da América Latina, a Fundação Dom Cabral.
UFTM em 4º lugar e UFV em 5º lugar
UFU em 4º lugar
UFSJ em 2º lugar
UFMG em 6º lugar
UFV em 3º lugar e UFLA em 5º lugar
UFMG em 5º lugar
UFTM em 3º lugar e UFV em 6º lugar
UFVJM em 1º lugar e UFTM em 2º lugar
UFJF em 2º lugar
UFMG em 1º lugar e UFTM em 5º lugar
UFV em 3º lugar
UFTM em 2º lugar, UFMG em 3º lugar e UFV em 4º lugar
UFJF em 2º lugar
UFJF em 1º lugar
UFMG em 2º lugar
Estão em operação atualmente três parques tecnológicos em Minas Gerais: em Belo Horizonte, Itajubá e Viçosa. Outros três parques estão em fase de construção: Uberaba, Juiz de Fora e Lavras. Todos eles possuem estreita cooperação com as universidades locais, o que garante permanente cooperação acadêmica com as empresas sediadas. Empresas de base tecnológica de diversos setores podem se estabelecer em qualquer uma dessas estruturas.
Minas Gerais abriga 25 incubadoras de base tecnológica em diversas regiões do estado. Todas elas são associadas à Rede Mineira de Inovação. Sete delas já foram reconhecidas como as melhores incubadoras do Brasil. As empresas de base tecnológica nascentes em Minas Gerais também podem contar com o apoio das aceleradoras aqui instaladas, como o Seed. O suporte aos novos empreendimentos em Minas Gerais acontece desde as suas etapas iniciais e os acompanha durante todo o desenvolvimento do negócio.
Em Minas Gerais, as empresas podem contar com linhas de financiamento específicas para a inovação. O BDMG, em conjunto com a Fapemig, oferece as linhas Pró-Inovação, destinada a empresas com projetos inovadores, e o Proptec, para empresas instaladas em um dos parques tecnológicos do estado. Há também linhas em parcerias com órgãos de financiamento federais. Codemig e BDMG oferecem ainda capital de risco, por meio de seus fundos de investimentos em participação: BDMGTEC e Codepar.
O governo do estado incentiva a inovação por meio de seus projetos de estímulo à criatividade e empreendedorismo. A Sectes congrega seus projetos no programa “Minas Digital”, que atua em diversas frentes para o apoio à economia digital, economia criativa e inovação. O Sistema Mineiro de Inovação é um desses projetos e trabalha para aproximar Academia e Indústria.Projetos inovadores também podem receber apoio especial da Codemig, por meio da sua diretoria de apoio à indústria de alta tecnologia. Destaque também para Trilha Mineira da Inovação (TMI), que é uma iniciativa estratégica do ecossistema de inovação de Minas Gerais, que envolve as principais instituições do Estado. A TMI orienta o usuário a encontrar a solução mais adequada à sua demanda em um momento específico, conectando-o com as ações dos diversos parceiros.
Empresas de alto conteúdo tecnológico escolheram Minas Gerais como destino dos seus centros de p&d. Embraer e Fiat realizam desenvolvimento de novos produtos em Minas Gerais. O Centro de microeletrônica CSEM Brasil também encontrou no estado as condições ideais para sua pesquisa e desenvolvimento. Além deles, centros de pesquisa públicos atuam fortemente em Minas Gerais, como a Fiocruz e Funed. Os dez INCTs presentes no estado são mais uma prova da grande capacidade mineira em pesquisa e inovação.
O ecossistema de startups de Minas Gerais vem sendo reconhecido por seu ambiente inovador e exitoso. Inúmeras startups de sucesso foram criadas e estão estabelecidas no estado. A comunidade de startups San Pedro Valley reúne mais de 200 empresas de base tecnológica, além de aceleradoras, incubadoras, espaços de coworking e parques tecnológicos. Além disso, startups de qualquer região do mundo são bem-vindas em Belo Horizonte. Elas podem se inscrever no programa de aceleração Seed, que oferece capital semente e treinamento para o desenvolvimento de ideias inovadoras.