O Estado possui como principais riquezas naturais vários recursos minerais (destaque para o Nióbio, ferro, aço e ouro) e a água.
Comparativo de produção nacional:
O nióbio é comumente utilizado em ligas metálicas com o ferro, o aço, com o zircônio e essas ligas são utilizadas na fabricação de estruturas, soldas, gasodutos, superligas para fabricação de motores a jato e na fabricação de jóias em virtude da resistência a corrosão, altas temperaturas, e como supercondutor em meio criogênico.
As indústrias de cerâmica e vidro são os principais consumidores de feldspato no Brasil. Na indústria cerâmica ofeldspato atua como fundente (diminuindo a temperatura de fusão), além de fornecer sílica. Na fabricação devidros o feldspato é utilizado também como fundente e fonte de alumina, álcalis e sílica. O feldspato é também usado como carga mineral nas indústrias de tintas, plásticos, borrachas, abrasivos leves e comoinsumo na indústria de eletrodos para soldas.
A Região Sudeste tem uma disponibilidade hídrica de 334,20 trilhões de m³/ano, desses 58%, ou 193,9 Km³/ano, estão em Minas Gerais – Fonte: IGAM.
Minas Gerais é o maior produtor de água para área economicamente mais ativa do País. Minas Gerais recebe 1,57 trilhões de litros/ano e doa 160 trilhões de litros/ano.