PT /

INDI lança edital para credenciamento de instituições financeiras e gestores de fundos de investimento

Postado em 08/04/2021 às 14:03:19

Empresas atendidas pela Agência contarão com acesso facilitado ao mercado de capitais. 

O caminho para empreendedores que pretendem investir no território mineiro fica mais fácil. É que a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI) acaba de divulgar um edital para o credenciamento de gestores de fundos de investimento e instituições financeiras. Por meio de um processo transparente, o objetivo é otimizar as etapas de apresentação, intermediação e articulação entre o mercado financeiro e empresas privadas que prospectam negócios no Estado.

Ganhos para os empreendedores e instituições financeiras

O diretor de Gestão e Novos Negócios do INDI, Gustavo Túlio de Lima, explica que a iniciativa é uma forma de atualizar as atividades prestadas pela Agência, ampliando o portfólio e, consequentemente, aumentando a viabilidade da execução de projetos em todo o território estadual.

De acordo com ele, demandas financeiras são recorrentes entre os empreendedores e é imprescindível aprimorar os mecanismos internos. “Trata-se de uma medida que vai facilitar ainda mais a vinda ou o desenvolvimento do setor produtivo no Estado e ajudar a resolver entraves à execução de projetos. Diversos empresários que procuram o INDI possuem demandas relacionadas a operações financeiras, como operações de crédito, antecipação de recebíveis, financiamento, fusões, aquisições e operações estruturadas.”, explicou.

Conforme Gustavo, a nova fase – que estrutura o contato formal e público do INDI com o mercado financeiro -, representa um avanço da Agência. Atualmente, na economia cada vez mais globalizada, o acesso aos investimentos consiste em uma etapa indissociável da atração de investimentos. E é justamente nesse sentido que queremos dar cada vez mais suporte aos empreendedores”, afirmou.

Ainda segundo o diretor de Gestão e Novos Negócios do INDI, além de representar um ganho para os empresários a medida é, também, uma grande oportunidade para o desenvolvimento das instituições financeiras. “Quanto mais instituições credenciarmos maiores serão as possibilidades de conseguirmos apoiar os empresários e investidores nos planos de viabilizar aplicações, fomentando a economia mineira como um todo.”, avaliou.

Credenciamento já está aberto

Para se credenciarem, os administradores ou os gestores dos fundos de investimentos que atenderem as condições de participação estabelecidas no edital, deverão apresentar a autorização à prestação dos serviços de administração de carteira de títulos e valores mobiliários, ou ato equivalente, concedida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), nos termos da instrução normativa n.º 555 de 17 de dezembro de 2014.

Dessa forma, os grupos que atenderem as condições de participação deverão apresentar ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado no órgão competente. Isso inclui certidão simplificada ou equivalente em que se espelha a situação consolidada das alterações e seus atuais administradores.

O edital completo com as informações de todas as etapas e critérios de credenciamento já está disponível no site do INDI, CLIQUE AQUI!